Tecnologia da Informação

Para otimizar, integrar e impulsionar os negócios da construção

No dia 20/09/17, oito palestrantes, um mediador e 161 profissionais da cadeia produtiva da construção participaram da terceira oficina temática do ano promovida pelo EnRedes “Tecnologia da Informação: para otimizar, integrar e impulsionar os negócios da construção”.

O primeiro Painel focou em vários aspectos e impactos da revolução digital no mercado e sociedade, mostrando que o futuro já está aqui e agora. O palestrante Francisco Milagres trouxe conceitos e cases de organizações que se propuseram às disrupturas, ou mesmo reinventaram seus mercados, subvertendo completamente suas estruturas e status quo. Com seus novos modelos sustentados pelo emprego de recursos de captura e gestão de abundância, são consideradas Organizações Exponenciais (EXOs), e, neste sentido, o palestrante tratou de estudos do impacto das tecnologias exponenciais.

Eduardo Fonseca apresentou um panorama de como os brasileiros acessam e lidam com as tecnologias digitais, além dos caminhos de decisão de compras via internet e dispositivos. Traçando paralelos com o comportamento do consumidor na aquisição de imóveis, alertou o setor da construção para o momento atual e como essa performance digital pode ser entendida e explorada, enfatizando o princípio do Inbound Marketing, que direciona conteúdos relevantes aos seus potenciais clientes.

Cristina Della Penna abordou, no mundo digital, a eficiência operacional do Big Data para identificar clientes (quem é, como está e como se comporta), de modo que se possa, através do levantamento de dados, do conhecimento de comportamentos e fatos, criar conteúdos e ofertas direcionadas.  Apresentando cases, com identificação de problemas,  demonstrou a amplitude de soluções e resultados com o uso do Big Data.

Ana Cecília Ribeiro posicionou os conceitos sobre IoT (Internet das Coisas), analisando cruzamento de dados e informações via a imensa quantidade de dispositivos conectados em todo o mundo e no Brasil. Trouxe vários cases na construção civil, como o uso de sensores IoT para os mais variados monitoramentos de edificações, além do IoT para os usuários de imóveis, Facility Management, controle de custos de energia, BIM Asset, controle de acesso em canteiros, compliance de documentação legal e fiscal, entre outros.

O segundo Painel trouxe apresentações curtas sobre inovações dos sistemas de gestão mais utilizados pelas empresas da construção, que sustentaram a mesa redonda sobre o quanto esses sistemas digitais podem contribuir para integrar processos, alavancar a produtividade e eficiência na construção, e ainda agilizar redes e efetivar negócios em várias frentes.

José Pires Alvim comentou sobre novas abordagens do Sistema Navis com relação à conectividade, funcionalidades e integração com outros sistemas que se referem à gestão de projetos em diferentes fases.

Marcelo Xavier apresentou as inovações constantes do Sistema UAU, entre elas a modelagem BIM do empreendimento, o sistema de InfoShare e de auditoria digital, além da mobilidade de seus aplicativos.

Marcus Anselmo demonstrou a evolução do Sistema Sienge, de um software de custo para a uma rede de criação de valores de transação na construção, chegando hoje a uma plataforma Buildin Conector, que propicia também redes de negócios.

Marcos Malagola apontou os pilares de desenvolvimento das tecnologias da Mega Sistemas, apostando no BIM, IoT, Big Data, para auxiliar a construção e Engenharia no controle de seus processos de forma customizada.

A oficina trouxe novos conceitos, conteúdos muito diferenciados e muitas tecnologias inovadoras, disponíveis para aplicações já neste momento, propiciando, principalmente, a troca de conhecimentos com alinhamento para uma cultura digital na construção. Tudo acontecendo em ambiente informal e plenamente acessível para todos os participantes, importante também para o networking.

Na programação abaixo, você pode acessar as palestras apresentadas na oficina e autorizadas pelos palestrantes para publicação.

 

PROGRAMAÇÃO 20/09

Clique nos nomes dos palestrantes para acessar os currículos

8h00 Credenciamento | Good Morning Coffee

8h15 Abertura

Roberto de Souza (Presidente do CTE)

 

Painel I - Tendências da revolução digital na construção

8h30 Organizações Exponenciais: esteja pronto para as transformações que já estão acontecendo

Francisco Milagres (Fundador da Mirach e Co-Embaixador da Singularity University no Brasil no Chapter de Porto Alegre)

9h00 Comunicação e Marketing Digital nas empresas de construção

Eduardo Fonseca (CEO e CMO da Agência WCK)

9h30 Big Data e sua aplicação aos negócios da construção

Cristina Della Penna (CMO da Neoway)

10h00 IoT: Internet das Coisas aplicada ao setor da construção

Ana Cecilia Tobias Ribeiro (CEO do AutoDoc)

10h30 Debates

11h00 Coffee Break

 

Painel II - Mesa redonda: As inovações previstas pelos softwares de gestão das empresas do setor da construção

11h30 Case 1 - Sistema Navis

José Pires Alvim Neto (CEO da Ação Sistemas / Sistema Navis)

11h45 Case 2 - Sistema UAU

Marcelo Xavier (CEO da Globaltec / Sistema UAU)

12h00 Case 3 - Sistema Sienge

Marcus Vinicius Anselmo (Diretor de Novos Negócios da Softplan)

12h15 Case 4 - Mega Sistemas

Marcos Malagola (Diretor de Desenvolvimento da Mega Sistemas)

12h30 Debates

13h00 Encerramento

 
A emissão de gases de efeito estufa (GEE) deste evento foi calculada pelo CTE e foram plantadas pela empresa Curupira 30 árvores para neutralizar os efeitos das emissões de CO2.

Total de emissões do evento (kgCO2e) = 4808,179417

Capacidade média de retenção de CO2 por árvore durante 20 anos = 175,14

Número de árvores plantadas para neutralização de GEE deste evento = 28

 

 

Informações?

11 2614-7327

eventos@cte.com.br

 

Próximos eventos:
seg ter qua qui sex sab dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
PATROCÍNIO
Clique nos logos e saiba mais sobre nossos patrocinadores
APOIO