Construdigital Talk aborda papel da indústria na transformação digital da construção

Gabriela Souza / 17 de setembro de 2019

Representantes das maiores empresas do setor discutiram as necessidades e os desafios da digitalização 

Qual é o papel da indústria na transformação digital no setor da construção civil? Essa foi a pergunta que norteou os debates no Construdigital Talk, na última quinta-feira (12/09). Diretores da indústria, fabricantes de materiais e construtoras que integram a Rede Construção Digital se reuniram na nova sede do CTE e, durante toda a tarde, apresentaram e discutiram as dores e necessidades de suas empresas relativas à digitalização de processos e produtos. 

Dividida em dois painéis, a programação teve início com o CEO do CTE/enredes, Roberto de Souza, que explicou a dinâmica e o objetivo do encontro. “Reunir os grandes nomes do setor neste evento é fundamental e uma enorme contribuição à Rede Construção Digital, no sentido de identificarmos as necessidades das incorporadoras, construtoras e projetistas e, principalmente, entender a importância da indústria na transformação digital”, disse. 

 

Na primeira mesa, representantes da LG, Deca, Schneider e thyssenkrupp apresentaram cases e soluções de suas empresas que contribuem com a digitalização de processos na construção. Em seguida, Procion, Tarjab, Cyrela e Rocontec se juntaram ao grupo e iniciaram o debate, que levantou a discussão sobre como equacionar o smart building para o residencial, protocolos abertos, redução de água, energia, custos operacionais e possibilidade manutenção preventiva. 

 

 

Já o segundo debate teve foco em digitalização de produto e contou com a participação da BASF, Saint Gobain, Gerdau, Intercement, Metodo, França Associados e Sinco. Os participantes aprofundaram as discussões sobre Building Information Modeling (BIM) durante o ciclo de vida de um empreendimento e suas aplicações na cadeia produtiva. A mesa abordou sobre utilização de insumos, monitoramento de materiais, investimentos e integração de informações técnicas, além da utilização de dados para evitar prejuízos durante a obra. 

 

Ao término das discussões, os debatedores e convidados participaram de um momento de interação e networking. Confira o vídeo do encontro:

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas